La empresa y la nueva economía: Qué cambia con Río +20?

De Sosteniblepedia
Ir a la navegación Ir a la búsqueda
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Conferência Ethos Internacional 2012

A EMPRESA E A NOVA ECONOMIA O QUE MUDA COM A RIO+20?

APRESENTAÇÃO

Os textos reunidos neste caderno de subsídios resultaram de um trabalho coletivo sob a coordenação de duas comissões de redação que elaboraram as versões iniciais. A primeira, formada por Caio Magri, Henrique Lian e Paulo Itacarambi, foi responsável pela elaboração dos conteúdos relativos à caracterização do contexto, descrição dos compromissos e demandas dos signatários do documento. A segunda comissão, formada por Alcir Vilela, Carla Stoicov, Cíntia Takada, Cristina Fedato, Márcia Belloti, Mariana Kohler e Regi Magalhães, foi responsável pela redação dos conteúdos de contextualização, identificação dos desafios e das propostas para os dez temas específicos considerados fundamentais para serem incorporados aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Posteriormente, a proposta foi debatida e aperfeiçoada por organizações parceiras e empresas

A partir desse documento os participantes da Conferência Ethos Internacional 2012 vão elaborar as propostas que serão apresentadas pelo Instituto Ethos durante a Rio+20. Os principais objetivos da Conferência Ethos Internacional 2012 são: 1) a elaboração de propostas do Ethos, das empresas e das organizações parceiras para a Rio+20; 2) o aprofundamento das reflexões sobre a agenda de transição para a nova economia. As propostas serão apresentadas para toda a sociedade, para as Nações Unidas e para o governo brasileiro ao longo de diversos eventos e encontros a serem realizados no Rio de Janeiro e por meio da cobertura jornalística que será feita especialmente pelo jornal Valor Econômico. Este Caderno de Subsídios está dividido em duas partes. A primeira delas apresenta o posicionamento do Instituto Ethos, parceiros e empresas contendo um conjunto de compromissos a serem firmados por empresas e organizações e de demandas aos governos com o objetivo de se estabelecer um ambiente propício à transição do atual modelo de desenvolvimento para uma economia includente, verde, responsável e competitiva. Esse posicionamento, que está aberto para adesões, será apresentado para toda a sociedade e encaminhado aos chefes de Estado e de governo que estarão reunidos na Rio+20. A segunda parte deste caderno reúne uma série de propostas a serem debatidas durante a Conferência Ethos Internacional 2012 e encaminhadas aos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável que se realizarão durante o encontro da ONU. Os textos apresentados contextualizam cada um dos dez temas definidos como primordiais para serem contemplados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Documento para descargar: La empresa y la nueva economía: Qué cambia con Río +20?